O Banco Nacional da India(RBI) está dificultando que empresas usem serviços relacionados a criptomoedas e impedindo usuários de participar em transações. Sheeen Bhan, Editor-chefe da CNBC-TV18 twittou o seguinte:

“Entidades reguladas pelo RBI não poderão lidar com ou fornecer serviços a qualquer indivíduo ou entidades empresariais que lidam com VCs. Entidades reguladores que já lidam com tais serviços têm 3 meses para finalizar os mesmos.”

Houve uma transmissão especial a pouco tempo na própria CNBC-TV18 voltado para o tópico, apontando os principais problemas do RBI. Durante a transmissão os repórteres da CNBC afirmaram que o RBI baniu todos os investimentos em criptomoedas de entidades reguladas. Um dos maiores problemas enfrentados foram o código de defesa do consumidor e problemas com lavagem de dinheiro. A India já era conhecida por sua baixa tolerância a lavagem de dinheiro.

O RBI também notificou repetidamente sobre os riscos das criptomoedas e agora como resultado as entidades reguladas por ele não poderão lidar com criptomoedas enquanto empresas ainda terão 3 meses para desligar suas operações.

Reação imediata

A Exchange indiana PocketBits liberou um comunicado oficial hoje cedo. Eles explicaram que não há um banimento oficial ao uso de criptomoedas, mas às empresas que lidam com tal. Atualmente, alguns meios de pagamentos ainda aceitam as exchanges, mas o futuro é incerto.