Em uma tentativa de facilitar a criação de soluções baseadas na tecnologia blockchain, a Amazon introduziu na última semana o “AWS Blockchain Templates”. Eles irão permitir usuários a criar e lançar suas próprias redes de blockchain.

Lançando uma nova incursão no mundo das tecnologias blockchain, o AWS introduziu os templates de blockchain ‘instantâneos’. Eles facilitarão o lançamento de redes públicas ou privadas de blockchains baseadas no Ethereum e Hyperedger (apenas privadas) por usuários da plataforma.

A principal intenção por trás do lançamento é permitir desenvolvedores a focar na criação de seus apps baseados em blockchain. O desenvolvimento de frameworks usará templates certificados do AWS CloudFormation. Usuários, supostamente, poderão criar suas redes “em questão de minutos”.

Em seu anúncio oficial, Jeff Barr, responsável AWS, também fez questão de apontar que usuários agora não gastarão tanto tempo para acessar os templates. Um usuário AWS pagará “apenas pelos recursos da AWS necessários para executar sua rede de blockchain”.

COMO FUNCIONA?

Os templates AWS podem ser utilizados para lançamento de framework blockchain em que você apenas escolhe os “contêineres em um cluster do Amazon Elastic Container Service (ECS), ou diretamente em uma instância do EC2 executando o Docker.”

As redes lançadas com o AWS templates, baseadas no Ethereum, poderão suportar mineração no Ethereum e mostrarão uma página EthStats para monitoramento de métricas da rede e um toolkit EthExplorer que permitirá o usuário de explorar as transações e os contratos inteligentes que são inseridos na rede.

Indo ainda mais além, as redes baseadas nestes templates são criadas diretamente no VPC do usuário, o que permitirá o mesmo aproveitar o as Listas de Controle de Acesso e todas as sub-redes do VPC.